SELO UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Governo Municipal, Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar, realizou nesta quinta-feira (12), o 1° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef (edição 2017-2020). Durante toda manhã, os articuladores municipais do Selo conheceram a metodologia e simularam a realização dos Fóruns Comunitários, etapa obrigatória na realização do Selo.

De acordo com a Secretária de Assistência Social – Edina Volf, o Fórum tem como objetivo realizar a escuta qualificada da população e suas diferentes representações quanto as necessidades e prioridades em políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes.

“A partir disso, o município desenvolverá um Plano de Ação, voltado para identificar os principais desafios e definir as prioridades para o enfrentamento das desigualdades na realização dos direitos de crianças e adolescentes.”, explicou.

Edina destaca que o município está empenhado em mudar os indicadores e a enfrentar os principais problemas que afetam crianças e adolescentes, nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social.

“A gente tem trabalhado muito a fim de melhorar os índices de nossa cidade e com a chegada do Selo Unicef todos nós do poder público juntamente com a população, vamos mudar a realidade de Nova Xavantina”, pontuou.

Ao participar do Selo Unicef, o município assume o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de até 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população, sempre de forma participativa.

Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência.

O Selo UNICEF é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.

Data de publicação: 12/07/2018