ECOPONTO

A prefeitura de Nova Xavantina implantou no município desde abril deste ano o Ecoponto e nesta quarta-feira (25/07) foi realizado o primeiro despacho de pneus.

O Ecoponto de Nova Xavantina é um local de entrega voluntária de pequenas ou grandes unidades de pneus usados. A população e as borracharias podem dispor dos pneus velhos e usados, gratuitamente no Ecoponto.

Segundo a servidora Zenia Gonçalves, coordedadora da Vigilância em Saúde que gerencia o Ecoponto, a prefeitura fez um TAC com os proprietários de borracharia. “Fizemos um TAC e o município criou o Ecoponto e os proprietários das borracharias levam os pneus usados até o local para descarte.”, explicou.

Para o prefeito João Batista Vaz – Cebola, o Ecoponto oferece alternativas ao descarte irregular e preservam o meio ambiente; além de, contribuir para a diminuição dos criadouros do mosquito Aaedes aegypti e, por consequência, das doenças causadas pelo inseto, como o zika vírus, chikungunya e a dengue.

“Levar os resíduos até o Ecoponto contribui e muito com o meio ambiente, descartar corretamente esses tipos de resíduos acaba com o despejo dos mesmos em vias públicas, terrenos baldios ou rios; o que ajuda a diminuir diversos problemas de saúde e enchentes, além de reduzir os gastos com a limpeza pública e saúde.”, explicou Cebola.

A prefeitura fez um convenio de cooperação mutua com uma empresa e toda vez que o Ecoponto tiver 2 mil pneus armazenados, a empresa virá até Nova Xavantina busca-los.

O Ecoponto de Nova Xavantina está situado na Avenida Estêvão de Mendonça esq. com Leonardo Vilas Boas e estará aberto todas as sextas-feiras em horário normal de atendimento comercial.

Data de publicação: 25/07/2018