MAIS CULTURA

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (27/09) em Nova Xavantina, 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura. O encontro aconteceu na Câmara Municipal, sob a coordenação da Secretaria de Educação e Cultura.

Na abertura do evento aconteceu uma  apresentação de Jazz e Danças Gaúchas com os alunos do CTG.

O tema proposto pela Secretaria Estadual de Cultura para o encontro foi “Cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social”, dividido em dois eixos de discussões: gestão e implantação do CPF -Conselho, Plano e Fundo-, financiamento para a Cultura e economia criativa e inovação; e política cultural e cidadania: democracia, direitos autorais e diversidade e patrimônio, memória e biblioteca.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Nova Xavantina, Profª Cádia Diehl, a reunião de sete municípios na conferencia se deu em virtude do fato de que a somatória das respectivas populações aumenta o número de delegados da cultura para representar a região na Conferencia Estadual da Cultura que acontecerá em novembro em Cuiabá.

Ainda de acordo com a secretária, a Conferência discutiu a cultura mato-grossense, promoveu o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisadores da área, propôs estratégias para descentralizar e democratizar e o acesso dos cidadãos à produção dos bens e serviços culturais.

“Aprimoramos e propomos mecanismos de articulação e cooperação institucional, estratégias para a implantação do plano municipal de cultura, entre outros. A conferência foi um sucesso”, afirmou a secretária Cadia.

Participam da conferência os municípios de Água Boa, Canarana, Novo São Joaquim, Campinápolis, Nova Nazaré e Gaúcha do Norte.

Data de publicação: 28/09/2018