SAÚDE DE EXCELÊNCIA


O município de Nova Xavantina pode ser considerado a cidade que mais investe na saúde na região do Vale do Araguaia. Segundo dados apurados no portal do TCE MT, o município gasta o dobro que a constituição estabelece (15%) com a saúde; ou seja, 32% de sua receita.

Em comparação à anos anteriores, houve um aumento de 192% nos gastos da saúde de Nova Xavantina. Em 2008, o município gastou 6.6 milhões; em 2016, o valor de 13.7 milhões e no ano passado - 2018, um total de 19.2 milhões.

Na atual gestão do prefeito João Batista Vaz – cebola, além de a administração ter equipado o hospital municipal com a compra de equipamentos e modernos aparelhos; e com recursos próprios, mais 02 novas ambulâncias.

Foram contratados mais quatro médicos especialistas; somando 06 especialistas ao total (Dra Paula Simone Pezzini -Pediatra, Dr. Edvaldo Castro Pinheiro Silva - Cardiologista, Dr. Maximiliano Lopes França – Ortopedista, Dra. Alana Dallegrave Barbosa - Ginecologista e Obstetra, Dr. Dércio Alvares Junior - Otorrino e Dr. Marcos Vinícios - Ortopedista;

O município deu um salto na contratação de profissionais da saúde, passando de 07 médicos atendendo a rede pública em 2016 para 18 em 2019; e teve um aumento significativo no numero de enfermeiros (as); onde, entre enfermeiros/enfermeiras e técnicos de enfermagem, ultrapassa a casa dos 50 profissionais.

Recentemente, reservou 200 mil e foi em busca de mais 300 mil reais junto ao senador Wellington Fagundes para a reforma do Hospital Municipal; e para dar início a obra de meio milhão de reais, está esperando apenas a licença dos bombeiros.

Construiu e está equipando um novo Posto de saúde no Bairro Sant’ana que será inaugurado em março de 2019; adquiriu Vans novas para CAPS e para os pacientes que fazem hemodiálise em Barra do Garças. Esta última em parceria com a Câmara de vereadores, NX Leilões, arrecadadores e Lions Club Internacional.

Em resumo geral, em 2018 foram realizadas 20.848 consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde; 5.842 consultas e procedimentos odontológicos; 7.526 consultas de enfermagem e aplicou 3.433 doses de vacinas de rotina em nossa população.

Mesmo com a falta de recurso por parte do governo estadual, onde a dívida com o município está na casa dos 2 milhõs de reais, Nova Xavantina está entre uma das melhores cidades atendidas pela saúde pública; isso pode ser comprovada em comparação a outras cidades que sofrem diariamente com a falta de saúde, médicos e medicamentos.

Data de publicação: 13/03/2019

Créditos das Fotos: Google

Compartilhe!